segunda-feira, 9 de março de 2009

O PLANETÁRIO CALOUSTE GULBENKIAN - LISBOA

Fui pela primeira vez ao Planetário ver uma "sessão infantil", onde um astrónomo, mostrou e explicou várias coisas sobre a GALÁXIA ou UNIVERSO.

Na sala onde vimos todo o universo, as cadeiras eram deitadas para cima e ficámos a olhar para o tecto da sala, que era em forma semi-oval.
O Astrónomo começou por explicar o que iamos ver.
Primeiro começamos a ver as estrela e as suas constelações. Vimos várias constelações, com as formas de : Urma maior, Carangueijo, Sagitário, Balança, Peixe, Corôa, Leão e outros.
Vimos os Pontos cardeias: Norte, Sul, Oeste e Este. A estrela mais iluminada e que não muda de posição chama-se ESTRELA POLAR e fica na direcção do Norte.
Existem estrelas mais iluminadas e menos iluminadas, depende da sua proximidade da terra. As mais iluminadas estão mais perto.
Viajamos num fuguetão pelo espaço e fomos à LUA e vimos lá uma carro-satélite, um Astronauta Vimos várias cratéras e grupos de picos, que formam a superfície da LUA.
Continuamos a nossa viagem e fomos até aos planetas SATURNO, JÚPITER e NEPURNO.
Depois voltamos ao PLANETA AZUL, que é a terra onde vivemos. Chama-se planeta azul porque tem uma grande área de OCENAOS. Visto de longe é muito azul.
Para terminar a sessão, vimos um céu muito nublado e ouvimos e vimos TREVODAS, que faziam muito barulho, e EU agarrei-me ao braço da minha mãe, porque parecia trevoada verdadeira e assustava.
Foi muito giro. Todas as pessoas deviam ir ver.
O que eu mais gostei foi: IR À LUA, porque vi o Homem aos saltos como um canguru, porque na lua não existe Gravidade, por isso pesamos menos. Parecia que estavamos dentro da LUA. De lá viamos a TERRA.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Rodrigo. Já sabes mais de estrelas e constelações do que eu. Deve ter sido um passeio muito giro. Beijinhos. Manela

Bruno Cipriano disse...

Ainda bem que gostaste do passeio e da visita oa planetário, porque assim podes aprender bricando.

Beijo,

PS. ès o grande sabichão das estrelas...